quinta-feira, 28 de abril de 2011

Fé x Obras

Paulo ao escrever à igreja em Efésio, afirma que pela graça somos salvos, por meio da fé, dom de Deus e não pelas obras para que ninguém se glorie. (Efésio. 2:2-9
Neste entendimento, a salvação independe dos atos de justiça de alguém, mas da graça de Deus mediante a fé no sacrifício de Cristo na cruz, creditando todo mérito ao Senhor.
"Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda." (João 15:16)

Aparentemente contraditório, Tiago afirma que se a fé não tiver obras é morta em si mesma e chega afirmar que a mesma é inútil e não tem proveito algum, chegando a desafiar que mostrem a fé sem obras que ele mostraria sua fé pelas obras. (Tiago 2:14-26)
A primeira vista são pontos de vista divergentes e, no entanto, não são. Tiago quer mostrar que as obras se referem as nossas obrigações, as quais são ordenadas nas escrituras e provém de um coração puro.

"Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança." (Gálatas 5:22)

"Porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade;" (Efésios 5:9)

Diante disso, concluímos que: Salvação sem as obras não dá... conhece-se a árvore pelos frutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário