domingo, 29 de maio de 2011

10 Razões para você frequentar a Escola Dominical.

01 - Ela ensina a Bíblia, que é a base da nossa fé em Deus e nos conduz a Cristo;

02 - Treina a mente e o coração em direção a eternidade;

03 - Promove a unidade da Igreja;

04 - Ajuda-nos a desenvolver a espiritualidade e o caráter cristão;

05 - Ensina-nos a amar a obra missionária;

06 - Prepara-nos para o serviço do Mestre;

07 - Nela encontramos de serviço a Deus;

08 - Prepara-nos para os embates da vida;

09 - É uma oportunidade de estudo para toda família;

10 - Ela é o maior e melhor curso teológico do mundo.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Oração.

Santo Deus, não há ninguém que possa nos ajudar tanto quanto Jesus. Que possamos chegar cada vez mais próximos dele e andar cada vez mais junto a ele todos os dias das nossas vidas. Em nome de Jesus oramos. Amém

Hoje, no Templo Sede, Culto de Gratidão.

domingo, 22 de maio de 2011

Culto Infantil

Sábado, 21 de maio, num clima de muita alegria e na presença do Senhor, realizamos o Culto Infantil com a presença das crianças de algumas congregações do Setor II
Estaremos postando as fotos a qualquer momento...

Bem está servo bom e fiel.

Refletindo a parábola dos talentos, podemos questionar sobre o que temos recebido de Deus; como estamos encarando este compromisso, com responsabilidade ou não? Como estamos desenvolvendo o que está em nossas mãos ou simplesmente estamos insatisfeitos porque consideramos insignificante o que recebemos... até pode-se dizer: "apenas sou um porteiro no templo... não sou reconhecido..." não de preocupe, Deus o reconhece, qual o problema? levante a cabeça, o importante é sermos úteis na obra do Senhor.

Deus exalta os humildes; ninguém faça comum, o que Deus tem abençoado, palavras essas que Pedro ouviu na revelação que o conduziria até Cornélio, homem temente a Deus que precisava conhecer o plano da salvação. (Atos 10)

Veja a sentença proferida nesta parábola para aqueles que foram zelosos: "Bem está servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre o muito te colocarei. Entra no gozo do seu senhor." (Mateus 25:21), para o infiel, só resta a condenação eterna.

Nessa visão, muitos assumem cargos na igreja; são inconstantes quanto ao desenvolvimento do que tem recebido, querem cargos "relevantes" e serem reconhecidos, e mesmo assim, terminam fazendo a obra relaxadamente, sem um real envolvimento, sem exemplo para os que estão a sua volta...

Parafraseando o que Paulo diz a Timóteo, concluo:
"Ninguém despreze os talentos recebidos; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza.
Persiste em ler, exortar e ensinar, até que Jesus venha ou você vá." (I Timóteo 4:12-13)

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Segundo dia da Campanha Jejum, Oração e Clamor.

Quinta passada, 19 de maio, realizamos o segundo dia da Campanha Jejum, Oração e Clamor, onde durante o dia estivemos em oração, levando ao Senhor nossa adoração e petições com a participação de muitos irmãos.
A noite, no encerramento, o Pb. Valney ministrou a palavra de Deus dentro do tema (II Cr 7:14), destacando os quatro pontos que fazem o Senhor atentar para o seu povo, a saber: Humilhar-se, oração, buscá-lo e converter-se dos maus caminhos. Foi um momento de crescimento espiritual para a congregação.
No próximo dia 25 de maio, quarta feira, estaremos realizando o terceiro dia da Campanha e contamos com sua presença.


quarta-feira, 18 de maio de 2011

Segue Campanha...

Prossegue nesta quinta, 19/05, o segundo dia da Campanha Jejum, Oração e Clamor, onde dedicaremos o dia ao Senhor.
No encerramento, o Pb. Valney, dirigente Cong. Santa Delmira, ministrara a palavra de Deus.
A sua presença é importante. Qual a sua petição? Creia e receba o milagre.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Não se surpreenda com o Diabo.

O Diabo o levou a Jerusalém, colocou-o na parte mais alta do templo e lhe disse: “Se és o Filho de Deus, joga-te daqui para baixo. Pois está escrito: “ ‘Ele dará ordens a seus anjos a seu respeito, para o guardarem; com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra’”. Jesus respondeu: “Dito está: ‘Não ponha à prova o Senhor, o seu Deus’”. Tendo terminado todas essas tentações, o Diabo o deixou até ocasião oportuna. Lucas 4:9-13

Não deve nos surpreender que o diabo tenta nos confundir com a própria Bíblia. Se ele fez isso com Jesus, certamente não irá nos poupar. Muitos “intérpretes” e não poucos “pregadores” de hoje não passam de mensageiros do inimigo. Eles não se aprofundam nas Escrituras, nem estudam a Palavra de Deus. Para eles a Bíblia é apenas uma fonte de frases para decorar mensagens que têm um fim lucrativo. A resposta de Jesus para a tentação de usar e abusar das Escrituras foi de voltar à Palavra. Quando na dúvida, verifique o que você está ouvindo ou lendo com a melhor fonte que existe – a própria Palavra. Foi isso que os Bereianos fizeram. Apesar de estarem ouvindo um dos maiores intérpretes de todos os tempos, o apóstolo Paulo, eles “examinaram todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo” (Atos 17:11). Se queremos ouvir a voz de Deus falando para nós, nada melhor do que voltar cada vez mais à própria fonte. Leia sua Bíblia diariamente. Faça dela o teste de tudo que você ouve sobre Deus. E o próprio Deus lhe mostrará se aquilo que você está ouvindo é verdade ou não.

domingo, 15 de maio de 2011

Culto Evangelístico - Cantor Wantuil Carneiro

Ontem, Sábado, realizou-se culto com a presença do cantor Wantuil Carneiro, onde o mesmo testemunhou sobre sua transformação por Jesus e louvor ao Senhor com alguns hinos.

Muitos irmão participaram e certamente sairam edificados com a palavra de Deus.

Blitz Gospel

Sábado, 14/05, a mocidade da congregação realizou um trabalho evangelístico na avenida principal da Abolição II, em frente ao Espetinho da Tora, abordando os carros que trafegavam no sentido para abolição III, entregando literatura, cd de pregação, convidando para o culto a noite e distribuindo picolés para refrescar, já que o calor estava intenso.

Parabéns à mocidade pela iniciativa e esperamos que outras ações evangelísticas sejam incrementadas de modo que venha impactar nosso bairro.

"Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza."  (I Timóteo 4 : 12) 

Campanha Jejum, Oração e Clamor - 01/07

Quinta feira última, 12 de maio, iniciou-se a Campanha Jejum, Oração e clamor, cujo dia foi dedicado ao Senhor através do Jejum e oração.

Dentro da programação, realizou-se o Culto Matutino (05:00 às 06:00 hs), a Consagração (08:00 às 09:00 hs), a Oração vespertina (12:00 às 13:00 hs) e o Culto de Oração (19:00 às 21:00 hs), cuja presença dos irmãos da congregação durante os trabalhos foi marcante.

Por ocasião do Culto de Oração, o Dc. Bruceliang ministrou a palavra dentro do tema da campanha, despertando para buscar ao senhor através da humilhação, oração...

Na próxima quinta, 19 de maio, será será realizado o segundo dia da campanha e reiteramos que teremos os quatro períodos de oração descritos acima e no final, a noite, o Pb. Valney, dirigente da Cong. Santa Delmira, estará ministrando a palavra de Deus.

E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. (II Crônicas 7:14)

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Exemplo de perseverança.

A igreja perseguida é sempre fonte de grande motivação pra mim. Guardo na memória diversos testemunhos de fé, força, superação e provisão divina de cristãos perseguidos. Sempre me impressiona – e acho que sempre vou ficar impressionada – com o grau de resistência de alguns cristãos, sendo eles tão... Tão comuns!
Porque esse é um fato que sempre me choca quando me deparo com um testemunho que me toca mais a fundo: aquele irmão ou irmã é parecido comigo. Ele não é um super cristão. Depende de orações como eu, precisa alimentar sua fé, precisa exercitar seu relacionamento com Deus, precisa resistir ao pecado. Assim como eu.

Maaria (Cristã Secreta / Paquistão)

A bíblia diz, em I Pe 8,9: “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo”.
Essa passagem me deixa intrigada. As outras passagens que falam sobre a unidade do corpo de Cristo não me intrigam tanto, porque eu imagino logo em me por no lugar do outro e sentir a dor dele, e assim entendê-lo, e ser um com ele. Mas estarmos passando as mesmas aflições, em contextos tão diferentes, isso me escapa. E peço pra que Deus me faça entender, porque é aí que certamente está o trecho mais maravilhoso da passagem.
O exemplo dos cristãos perseguidos sempre nos ensina alguma coisa. Aprendemos a ser cristãos melhores, mais fortes, perseverantes, tolerantes e corajosos, entre muitas outras características que você também poderia citar pensando no que sua vida mudou depois que você conheceu a igreja perseguida. Tudo isso sem que você tenha sofrido o mesmo tipo de perseguição que eles.
Mas, de alguma forma, nos identificamos com algumas das histórias da igreja perseguida, porque temos nossa própria cota de sofrimento que sempre será semelhante em certos aspectos da vida cristã, como na prática do perdão, no exercício da fé e no nosso relacionamento com Deus, entre outras questões tão delicadas quanto essas.
AUTOR // Juliana Suzuhara ( Portas Abertas )

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Oração.

Santo Deus, quantas vezes tenho questionado porque isso ou aquilo aconteceu comigo? Quantas vezes não entendi e não aceitei as circunstancias da minha vida? Mas, foi o Senhor que me colocou exatamente aqui onde estou. Perdoe a minha ingratidão e minha falta de fé na soberania do Senhor. E obrigado por cuidar tão bem de mim. Em nome do Filho que se submeteu em tudo ao seu Pai, meu Pai também, eu oro. Amém.

Quem está entre Camila e Danilo?

terça-feira, 10 de maio de 2011

Não desprezes o dom que há em ti.

Ao escrever a Timóteo, Paulo exorta-o a não rejeitar o dom de profecia que havia recebido e por conseguinte, deveria ter cuidado e perseverar para que o progresso na obra de Deus fosse manifesto a todos (I Timóteo 4:14).

Deus contitui à igreja, obreiros nos diversos ministérios com o objetivo do aperfeiçoamento dos santos, para o desempenho do ministério, para a edificação do corpo de Cristo, até que cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento de Deus (Efésios 4.11-13)

Para aqueles que de uma maneira ou de outra fazem parte do ministério da igreja; essas palavras balizam o comprometimento com responsabilidade do desempenho ministerial de cada obreiro em face ao compromisso assumido com Deus. Paulo conclama a Timóteo que não deveria desprezar, negligenciar ou agir nesciamente em seu ministério, mas fosse exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé e na pureza. Para nós, obreiros, devemos seguir esses passos e procurar ser exemplo quanto a nossa vida diante de Deus para aqueles que estão a nossa volta.

Não sabemos quantos talentos Deus os confiou, mas independentemente do que está em suas mãos, desenvolva diligentemente, não importando se foi um ou dez talentos recebidos, mas multiplicando o que está em suas mãos. (Mateus 25.14:30)

Portanto irmãos, estejamos atentos a voz do Senhor e repondamos como o profeta Samuel: "Fala, pois o teu servo ouve.' (I Samuel 3.10)

Deus nos abençoe.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Campanha Jejum, Oração e Clamor.

Hoje, na região Nordeste, está iniciando a Semana de Oração que se estenderá até o dia 15/05, a qual está inserida na programação do centenário da nosso igreja no Brasil. Durante o mês de maio, cada região do país ficará responsável por uma semana de oração.

Na próxima quinta feira, 12/05, será a abertura da "Campanha Jejum, Oração e clamor" onde as quintas feiras, por sete semanas, estaremos buscando a presença do Senhor e apresentando nossas petições.
Faça parte desse movimento. Aguardamos sua presença!

Deus já o chamou? Não recue...

Em Damasco havia um discípulo chamado Ananias. O Senhor o chamou numa visão: “Ananias!” “Eis-me aqui, Senhor”, respondeu ele. O Senhor lhe disse: “Vá à casa de Judas, na rua chamada Direita, e pergunte por um homem de Tarso chamado Saulo. Ele está orando; numa visão viu um homem chamado Ananias chegar e impor-lhe as mãos para que voltasse a ver”. Respondeu Ananias: “Senhor, tenho ouvido muita coisa a respeito desse homem e de todo o mal que ele tem feito aos teus santos em Jerusalém. Ele chegou aqui com autorização dos chefes dos sacerdotes para prender todos os que invocam o teu nome”. Mas o Senhor disse a Ananias: “Vá! Este homem é meu instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e seus reis, e perante o povo de Israel. Mostrarei a ele o quanto deve sofrer pelo meu nome”. Atos 9:10-16

Pensamento: Já pensou na honra que Jesus estava conferindo a Ananias? Quantas pessoas seriam salvas, quantas igrejas plantadas, quantas doutrinas primárias da fé Cristã seriam dadas por meio deste homem? Entretanto, no momento do chamado Ananias só podia ver os obstáculos e o perigo. Quantas vezes isso já aconteceu conosco – o Senhor nos chamando para uma serviço glorioso, e nós acuados e temerosos porque não vemos o que Ele vê. E quão parecido era o pânico sentido por ambos – Ananias e Saulo, porque não conseguiram enxergar o que estava na sua frene. Quanto maior o nosso medo diante do chamado do Senhor, mais crítico ainda seja a nossa obediência. Imagine o que Deus pode fazer se você estiver disposto a andar por onde ele chamar e fazer o que ele mandar. Já pensou?

Oração: Pai, perdoe minha falta de fé e os limites da minha visão. Perdoe minha resistência ignorante à sua missão. Por favor, me dê mais fé em Jesus para obedecer ele quando e como por onde ele me chamar. Obrigado pela honra do chamado e pelo privilégio de servir o Rei dos Reis. No santo nome de Jesus eu oro. Amém.

domingo, 8 de maio de 2011

Jantar da Mocidade

Dia 07 de maio, sábado, realizou-se o jantar de confraternização da mocidade e amigos num clima harmonioso e alegre.
Foram desenvolvidas dinâmicas visando explorar o conhecimento bíblico dos jovens com distribuição de chocolates.
Agradecemos a todos que cooperaram para que esse evento acontecesse.
Vejam as fotos.



sexta-feira, 6 de maio de 2011

Irmão André comenta morte de Bin Laden

INTERNACIONAL - Enquanto é possível reconhecer a importância política, militar e para a humanidade da morte de Osama Bin Laden, principalmente para todos aqueles que sofreram com a terrível violência que ele e sua organização provocaram em todo o mundo, a Portas Abertas também reconhece o chamado bíblico de orar por aqueles que nos perseguem (Romanos 12.14).
Durante muitos anos, o Irmão André, fundador da Portas Abertas e autor do livro “Contrabandista de Deus”, desafiou os cristãos com a seguinte pergunta: “Você já orou por Osama Bin Laden hoje?”
Quando soube da morte de Osama bin Laden, o Irmão André disse: “Eu continuo orando. Existem outros líderes da al-Qaeda que são muito mais perigosos. É um movimento. A pergunta que devemos responder é: somos dirigidos pela vingança ou pelo perdão? Esse é momento de fazermos uma reflexão honesta. O chamado de Deus para nós é que busquemos a justiça”.
Como base, o Irmão André fez referência ao Salmo 2: “Por que se amotinam as nações e os povos tramam em vão? Os reis da terra tomam posição e os governantes conspiram unidos contra o Senhor e contra o seu ungido”.
“A batalha não é contra a democracia ou contra os Estados Unidos”, ele diz. “É contra o Senhor e seu Ungido”.

Em resposta ao desafio do Irmão André, a Portas Abertas convoca os cristãos em todo o mundo a orar:

Por aqueles que sofreram com os atos de violência da al-Qaeda ao longo dos anos, para que o Senhor possa confortá-los enquanto as notícias sobre a morte de bin Laden pode despertar traumas e lembranças tristes novamente.

Ore pelas pessoas que estão vulneráveis a possíveis retaliações do al-Qaeda, para que o Senhor dê sabedoria ao governo para proteger os cidadãos, inclusive as minorias cristãs nos países muçulmanos.

Ore pelo povo – principalmente os cristãos – dos países dominados pelo Talibã (Paquistão e Afeganistão), que sofreram muito por causa dos movimentos muçulmanos extremistas, incluindo al-Qaeda e Talibã. Peça para que o Senhor os proteja do mal e encha os seus corações com a paz de Jesus Cristo.

Ore pelos perseguidores, para que o Senhor continue a confrontá-los com o amor de Jesus Cristo através de Sua Palavra, sonhos, programas de rádio e TV e internet.

Fonte: Portas Abertas

terça-feira, 3 de maio de 2011

Motivos de Oração. (Centenário AD no Brasil)

Segunda-feira - 09/maio
Pela Celebração do Centenário e Unidade da Igreja
Terça-feira > 10/maio
Para que as Assembléias de Deus atendam ao clamor do mundo enviando missionários
Quarta-feira > 11/maio
Por nosso país e pelas autoridades constituídas quanto as leis, a moral e a ética
Quinta-feira > 12/maio
Pelas famílias, casamento, filhos, prosperidade e união
Sexta-feira > 13/maio
Pelo derramamento do Espírito Santo sobre a Igreja (batismo do Espírito Santo e dons espirituais)
Sábado > 14/maio
Pelos jovens e adolescentes, quanto à salvação, casamento, vida profissional e ministerial
Domingo > 15/maio
Pelo retorno dos desviados e pela salvação de milhares de almas

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Pr. David Wilkerson

Este Vídeo contém a conversão de Nicky Cruz um dos piores bandidos da gangue de espanhóis “Mau Maus” do Brooklyn da cidade Nova York, o qual foi evangelizado pelo Pr. David Wilkerson.
Click aqui e assista ao Pr. David
Nesta quarta-feira dia 27 de abril de 2011, Pr. David Wilkerson morreu aos 79 anos em um acidente de carro no Texas, EUA.
David Wilkerson foi um famoso evangelista americano, fundador e líder da Times Square Chruch, uma grande igreja com mais de 8.000 membros, em Nova York. Ele passou a primeira parte do seu ministério, aproximando-se de membros de gangues e viciados em drogas em Nova York, como disse em seu livro, o Best-seller “A Cruz e o Punhal”. Seu trabalho deu inicio no mundo às atividades cristãs de recuperação de dependentes químicos, por meio de centros de recuperação.

domingo, 1 de maio de 2011

Conheça a história do missionário, evangelista, pastor e fundador das Assembleias de Deus no Brasil - Daniel Berg

Foto: Daniel Berg, com sua família. Berg fundou as Assembleias de Deus no Brasil em 18 de junho de 1911, juntamente com Gunnar Vingren e 18 crentes batistas de Belém (PA) que creram na doutrina do batismo no Espírito Santo.

DANIEL BERG  (1884–1963)
Missionário, evangelista, pastor e fundador das Assembleias de Deus no Brasil. Nasceu em 19 de abril de 1884, na pequena cidade de Vargön, na Suécia, às margens do lago de Vernern. Quando recém-nascido, o padre da cidade visitou inúmeras vezes a casa de seus pais para convencê-los a batizá-lo, mas nada conseguiu. Por isso, desde criança, Daniel era mal visto pelo padre, que, desprestigiado, passou a dizer que a criança que não fosse batizada por ele jamais sairia de Vargön. “Já naquele tempo pude observar a desvantagem e o perigo de o povo ter uma fé dirigida, sem liberdade. A religião que dominava minha cidadezinha e arredores impossibilitava as almas de terem um encontro com o Salvador”, conta o pioneiro em suas memórias.

Quando o evangelho começou a entrar nos lares de Vargön, seus pais, Gustav Verner Högberg e Fredrika Högberg, o receberam e ingressaram na Igreja Batista. Logo procuraram educar o filho segundo os princípios cristãos. Em 1899, quando contava 15 anos de idade, Daniel converteu-se e foi batizado nas águas na Igreja Batista de Ranum.

Em 1902, aos 18 anos, pouco antes do início da primavera nórdica, deixou seu país. Embarcou a 5 de março de 1902, no porto báltico de Gothemburgo, no navio M.S. Romeu, com destino aos Estados Unidos. “Como tantos outros haviam feito antes de mim”, frisava. O motivo foi a grande depressão financeira que dominara a Suécia naquele ano.

Em 25 de março de 1902, Daniel desembarcou em Boston. No Novo Mundo, sonhava, como tantos outros de sua época, em realizar-se profissionalmente. Mas Deus tinha um plano diferente e especial para sua vida.

De Boston, viajou para Providence, Rhode Island, para se encontrar com amigos suecos, que lhe conseguiram um emprego numa fazenda. Permaneceu nos Estados Unidos por sete anos, onde se especializou como fundidor. Com saudades do lar, retornou à cidade natal, onde o tempo parecia parado. Nada havia se modificado. Só Lewi Pethrus*, seu melhor amigo, companheiro de infância, não morava mais ali. “Vive em uma cidade próxima, onde prega o evangelho”, explicou sua mãe.

Logo chegou a seu conhecimento que seu amigo recebera o batismo no Espírito Santo, coisa nova para sua família. A mãe do amigo insistiu para que Daniel o visitasse. Aceitou o convite. No caminho, estudou as passagens bíblicas onde se baseava a “nova doutrina”.

Chegando à igreja do amigo Lewi Pethrus (Igreja Batista de Lidköping), encontrou-o pregando. Sentou e prestou atenção na mensagem. Após o culto, conversaram longamente sobre a nova doutrina. Daniel demonstrou ser favorável. Em seguida, despediu de seus pais e partiu, pois sua intenção não era permanecer na Suécia, mas retornar à América do Norte.

Em 1909, em meio à viagem de retorno aos Estados Unidos, Daniel orou com insistência a Deus, pedindo o batismo no Espírito Santo. Como não estava preocupado como da primeira vez, posto que já conhecia os EUA, canalizou toda a sua atenção à busca da bênção.

Ao aproximar-se das plagas norte-americanas, sua oração foi respondida. A partir de então, sua vida mudou. Daniel passou a pregar mais a Palavra de Deus e a contar seu testemunho a todos.

Ainda em 1909, por ocasião de uma conferência em Chicago, Daniel encontrou-se com o pastor batista Gunnar Vingren, que também fora batizado no Espírito Santo. Os dois conversaram horas sobre as convicções que tinham. Uma delas é que tanto um como o outro acreditava que tinham uma chamada missionária. Quanto mais dialogavam, mais suas chamadas eram fortalecidas.

Quando Vingren estava em South Bend, Daniel Berg estava trabalhando em uma quitanda em Chicago quando o Espírito Santo mandou que se mudasse para South Bend. Berg abandonou seu emprego e foi até lá, onde encontrou Vingren pastoreando a igreja Batista dali. “Irmão Gunnar, Jesus ordenou-me que eu viesse me encontrar com o irmão para juntos louvarmos o seu nome”, disse Berg. “Está bem!”, respondeu Vingren com singeleza. Passaram, então, a encontrar-se diariamente para estudarem as Escrituras e orarem juntos, esperando uma orientação de Deus.

Após a revelação divina dada ao irmão Olof Uldin de que o lugar para onde deveriam ir era o Pará, no Brasil, Daniel Berg, contra a vontade dos seus patrões, abandonou o emprego. Eles argumentaram: “Aqui você pode pregar o Evangelho também, Daniel; não precisa sair de Chicago”. Mas ele estava convicto da chamada e não voltou atrás.

Ao se despedir, Berg recebeu de seu patrão uma bolacha e uma banana. Essa era uma tradição antiga nos Estados Unidos. Simbolizava o desejo de que jamais faltasse alimento para a pessoa que recebesse a oferta.

Esse gesto serviu de consolo para Berg, que em seguida partiu com Vingren para Nova Iorque, e de lá para o Brasil em um navio.

No Pará, Daniel, com 26 anos de idade, logo se empregou como caldereiro e fundidor na Companhia Port of Pará, recebendo salário mensal de 12 mil réis, passou a custear as aulas de português ministradas a Vingren por um professor particular. No fim do dia, Vingren ensinava o que aprendera a Daniel. Justamente por isso, Berg nunca aprendeu bem a língua portuguesa. O dinheiro que sobrava era usado na compra de Bíblias nos Estados Unidos.

Tão logo começou a se fazer entender na língua portuguesa, passou a evangelizar nas cidades e vilas ao longo da Estrada de Ferro Belém-Bragança, enquanto Vingren cuidava do trabalho recém-nascido na capital. Como o evangelho era praticamente desconhecido no interior do Pará, Berg se tornou o pioneiro da evangelização na região. É que as igrejas evangélicas existentes na época não tinham recursos suficientes para promover a evangelização no interior.

Após a evangelização de Bragança, tornou-se também o pioneiro na evangelização da Ilha de Marajó, onde peregrinou por muitos anos, a bordo de pequenas e grandes canoas. Berg ia de ilha em ilha, levando a mensagem bíblica aos pequenos grupos evangélicos que iam se formando por onde passava.

No início de 1920, Daniel visitou a Suécia, onde se enamorou com a jovem Sara, com quem se casou em 31 de julho daquele ano. Em março de 1921, retornou ao Brasil, acompanhado por sua esposa. O casal teve dois filhos: David e Débora.

Em 1922, seguiu para Vitória (ES) para estabelecer a Assembleia de Deus naquela capital, permanecendo até 1924, quando foi para Santos fundar a AD no Estado de São Paulo. Em 1927, o casal Berg mudou-se para a capital São Paulo, onde Daniel continuou fazendo seu trabalho de evangelismo até 1930.
Depois de um período de descanso, seguiu para a obra missionária em Portugal, entre os anos 1932-1936, na cidade de Porto. Após passar pela Suécia, retornou ao Brasil, em 11 de maio de 1949. Permaneceu na cidade de Santo André (SP) até 1962, quando retornou definitivamente para a Suécia.

Daniel Berg sempre foi muito humilde e simples. Em suas pregações e diálogos, sempre demonstrou essas virtudes. Ninguém o via irritado ou desanimado. Sempre que surgia algum problema, estas eram suas palavras: “Jesus é bom. Glória a Jesus! Aleluia! Jesus é muito bom. Ele salva, batiza no Espírito Santo e cura os enfermos. Ele faz tudo por nós. Glória a Jesus! Aleluia!”.

No Jubileu de Ouro das Assembleias de Deus no Brasil, comemorado em Belém, Berg estava lá, inalterado, enquanto os irmãos faziam referência a sua atuação no início da obra. Para ele, a glória era única e exclusivamente para Jesus. Berg considerava-se apenas um instrumento de Deus.

Nas comemorações do Jubileu no Rio de Janeiro, no Maracanãzinho, quando pastor Paulo Leivas Macalão colocou em sua lapela uma medalha de ouro, Berg externou visivelmente em seu rosto a ideia de que não merecia tal honraria.

Até 1960, Berg recebeu, diretamente de Deus, a cura de suas enfermidades mediante a oração da fé. Mas, a respeito de suas condições de vida nos seus anos finais, pode-se inferir que não tinha o amparo que merecia. A esse respeito, o pioneiro Adrião Nobre protestou na revista A Seara, edição de novembro-dezembro de 1957, p. 32: “O irmão Berg reside em São Paulo (cidade de Santo André). Não sei como ele vive ultimamente; tive, contudo, notícias desagradáveis com relação à sua condição de vida – não tem, segundo soube, o descanso que merece, nem o conforto que lhe devemos proporcionar. Irmãos, não sejamos injustos, lembremo-nos de auxiliar o tão amado pioneiro da obra pentecostal no Brasil”.

Em 1963, foi hospitalizado na Suécia. Mesmo assim, ainda trabalhava para o Senhor. Ele saía da enfermaria para distribuir folhetos e orar pelos que se decidiam. A disciplina interna do hospital não lhe permitia fazer esse trabalho, por isso uma enfermeira foi designada para impor-lhe a proibição. Porém, ao deparar-se com o homem de Deus alquebrado pelo peso dos anos, mas vigoroso em sua tarefa espiritual, não teve coragem e desistiu da tarefa. Berg, então, continuou a oferecer literaturas.

Finalmente, em 27 de maio de 1963, aos 79 anos, Daniel Berg morreu. Sua esposa, Sara, faleceu em 11 de abril de 1981.

Fontes: BERG, Daniel. Enviado por Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 8ª edição, 2000, 208 pp; VINGREN, Ivar. O diário do pioneiro – Gunnar Vingren. Rio de Janeiro: CPAD, 1ª edição, 1973, 222 pp; CONDE, Emílio. História das Assembleias de Deus no Brasil. Rio de Janeiro: CPAD, 1ª edição, 2000. pp. 19- 50; Ivar Vingren skriver om svensk pingstmission i Brasilien - Från missionsInstitutes serie av missionärsberättelser (Ivar Vingren escreve sobre a missão pentecostal sueca no Brasil - Da série de relatos de missionários do Instituto de Missões). Suécia, 1994, pp. 20-27; DESPERTAMENTO apostólico no Brasil. Tradução: Ivar Vingren. Rio de Janeiro: CPAD, 1987, pp. 7-44; VINGREN, Ivar. Det började i Pará - Svensk Pingstmission i Brasilien (Tudo começou no Pará - missão pentecostal sueca no Brasil). Ekrö, Suécia: MissionsInstitutet-PMU, 1994, pp. 28-34; Boa Semente, Belém (PA), setembro 1930, p. 5; Mensageiro da Paz, CPAD, setembro 1999; janeiro 1997; dezembro 1985; junho 1980; março 1980; agosto 1936, p. 5, 1a quinzena; julho 1936, p. 7, 2a quinzena; fevereiro 1933, p. 7, 2a quinzena; julho 1963 p. 1 2a quinzena; novembro 1933, p. 6, 2a quinzena; novembro 1989, p. 12; setembro 1981; Obreiro, CPAD, jan-mar 1979, pp.42-45; A Seara, CPAD, janeiro 1957, pp. 23-26, 36; julho 1963, pp. 4, 5.

Texto extraído do Dicionário do Movimento Pentecostal, editora CPAD, 1ª edição, 2007, Rio de Janeiro, pgs. 122-124